segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

ARTIGOS INTERESSANTES

Como certos sensitivos conseguem localizar pessoas desaparecidas?
Entenda o que é e como ocorre a psicometria
Em 2002, publiquei o livro Histórias de Alexander, onde é contada a história do médium Alexander, que por meio da psicometria ajudava a polícia a desvendar crimes e localizar pessoas desaparecidas.
A psicometria é uma das modalidades da clarividência segundo a qual se estabelece a conexão entre o sensitivo e a pessoa ou meio concernente ao objeto psicometrado. Sendo assim, o médium portador de aguçada sensibilidade psíquica, ao segurar o objeto de uma pessoa, seja encarnada ou desencarnada, pode "entrar em relação" com ela. Esta mediunidade foi estudada pelo pesquisador espírita italiano Ernesto Bozzano, e não é muito comum, porém, existem alguns relatos espetaculares em seu livro Enigmas da Psicometria, ocorridos entre os séculos XVIII e XIX.
Alguns médiuns têm colaborado com a polícia, e o sucesso desta operação tem os tornado famosos.
Entre eles está Allison DuBois, que é membro da Comissão de Médiuns e da Fundação Família Eterna, nos Estados Unidos. Seu livro Não é Preciso Dizer Adeus, se tornou best-seller e serviu de inspiração para o seriado Medium, que já está em sua segunda temporada. Nele, Dubois conta como surgiu seu dom e como auxilia a polícia nas investigações criminais. Atualmente, seu trabalho junto à polícia é de fazer o perfil dos suspeitos.

Tratamento com água fluidificada
Conheça a fluidoterapia, muito utilizada nos centros espíritas, e entenda como ela pode servir como um tratamento complementar.
Em termos de Espiritismo, entende-se por água fluida ou fluidificada aquela em que fluidos medicamentosos são adicionados na água. Em geral, são os Espíritos desencarnados que, durante as sessões de fluidoterapia, fluidificam a água.
A fluidificação magnética é aquela em que fluidos medicamentosos são adicionados na água por ação magnética do encarnado, em especial, um médium dotado da mediunidade de cura, que coloca suas mãos sobre o recipiente com água e projeta seus próprios fluidos.
Na fluidicação espiritual, os espíritos aplicam fluidos, sem intermediários, diretamente sobre os frascos com água.
Na Fluidicação Espiritual a água não recebe fluidos magnéticos do médium de cura, mas somente os trazidos pelos Espíritos.
A Fluidicação Espiritual é a mais comumente utilizada nos Centros Espíritas.
Portando, teríamos na fluidificação mista uma modalidade de fluidicação onde se misturam os fluidos do medium de cura com os fluidos trazidos pelos espíritos.
Como vimos, o processo de fluidificação da água, independe da presença de médiuns curadores.
A água é um dos corpos mais simples e receptivos da Terra. É como que a base pura, em que a medicação Espiritual pode ser impressa, através de recursos substanciais de assistência ao corpo e à alma.
O processo é invisível aos olhos mortais, por isso, a confiança e a fé do paciente são partes essenciais nos efeitos do tratamento.
A água é um ótimo condutor de forca eletro-magnética e absorverá os fluidos sobre ela projetados, conserva-los-á e os transmitirá ao organismo doente, quando ingerida. As informações energéticas do medicamento ficariam gravadas na memória quântica da molécula da água...

Os arquétipos na Umbanda
Entenda por que os mentores da Umbanda se apresentam como pretos-velhos, caboclos (índios), exus...

A respeito dos pretos–velhos, a senhora poderia tecer alguns comentários a respeito da linha e da forma plasmada/roupagem fluídica utilizada pelos espíritos que nela militam?
Vó Benedita – A linha de pretos-velhos, meus filhos, é uma linha como qualquer outra dentro da Umbanda. Um grande equívoco é pensar que todo preto–velho foi negro, ou morreu velho em sua última encarnação, o que muitos sabem, não é bem verdade. Existem muitos irmãos que utilizam a aparência de preto–velho, mas nunca foram escravos no Brasil nem em qualquer lugar do mundo. Na verdade essa linha nasce como forma de organização de todo um contingente de espíritos que iriam atuar dentro do movimento umbandista que surgia.
As primeiras linhas fundamentadas foram a de caboclo e pretos–velhos. Utilizou–se uma figura mítica já presente dentro da cultura brasileira e criou–se toda uma linha de trabalho, onde todos os seus representantes teriam trejeitos e características similares.
Surgia a linha de preto–velho, uma linha transmissora da calma, da sapiência, da humildade, detentora do conhecimento sobre os Orixás e que, acima de tudo, falaria ao simples de coração até ao mais erudito doutor, sempre com palavras de amor e espalhando luzes dentro da espiritualidade terrena.
Era uma forma de identificar e aproximar a população ao culto nascente. Era uma forma de homenagem. Era também uma forma de hierarquizar e organizar. Além disso, temos a questão arquetípica e mítica por detrás de cada uma das linhas.
Os pretos-velhos estão fundamentados no arquétipo do sábio, ou, "ancião", aquele que com as experiências vividas alcançou a sabedoria. Em cima desse arquétipo, criou-se muitos mitos dentro da cultura universal, onde a figura do ancião sempre foi utilizada como símbolo para a sapiência.
Um dos mitos brasileiros para esse arquétipo é a figura do preto-velho, que sofreu, tinha poucas condições, mas tudo isso superou, com fé, amor, determinação etc.
Na verdade, dentro da figura simbólica do preto-velho vemos um ideal de luta e superação das pessoas.

Edição 47 da Revista Cristã de Espiritismo.

Nenhum comentário: