sexta-feira, 19 de novembro de 2010

O QUE É A BÍBLIA.


A Bíblia é o livro que mais influência exerceu e tem exercido em toda a história da Humanidade.
É o mais importante compêndio de que o homem dispõe para compreender sua história e o plano divino do Criador para com suas criaturas.
 Por não entender o valor dessa obra e tudo o que ela representa, o homem tem trilhado caminhos tortuosos em busca de filosofias de vida. Geralmente, doutrinas que não se sustentam no tempo, porque não são alicerçadas na Verdade. As Escrituras Sagradas têm este nome por conterem os escritos da Lei de Deus, trazidos ao mundo em
diversas épocas, de acordo com o nível de compreensão dos seres humanos.
Por ignorância, ao longo dos séculos, foi tida como obra absoluta e incontestável do Pai. Faltou aos seus filhos a maturidade suficiente, e conhecimentos que pudessem ajudá-los a separar desses ensinamentos, as instruções divinas dos eventos meramente humanos nas narrativas.
A Bíblia pode ser considerada uma coleção de livros reunidos em um grande volume. Mas não é como qualquer outro livro, pois os ensinos contidos nele transcendem e posicionam-se acima de qualquer outro existente no mundo. É considerada sagrada porque seu conteúdo propõe-se a tornar os homens puros, santos, livres de seus erros.

Origem de alguns termos importantes utilizados·

Bíblia - A palavra bíblia vem do grego biblos, que era a casca de um papiro do século XI a.C., utilizado para anotar os escritos.
A palavra latina Bíblia, no entanto, só foi utilizada depois do século II d.C.
Testamento – Palavra traduzida por aliança. É a tradução de palavras hebraicas e gregas que significam pacto ou acordo celebrado entre duas partes.

Antigo Testamento - Aliança entre Deus e seu povo (os judeus), iniciado com o patriarca Abraão e simbolizada pela circuncisão. Foi escrito pela comunidade judaica e por ela preservado por um milênio ou mais antes da era de Jesus.
Novo Testamento - A nova aliança entre Deus e os cristãos e que se estenderá por toda a Humanidade, simbolizada pela vinda de Jesus, o Cristo e o cumprimento de sua promessa de transformar a Terra no Reino de Deus. Foi composto pelos discípulos de Jesus, ao longo do século I d.C.

Estrutura da Bíblia

A Bíblia é um conjunto de livros considerados sacros, que se divide em Velho e Novo Testamento.
Estudiosos das Escrituras afirmam que se trata de uma história ligada estritamente ao povo hebreu. Mas, existem diversos trechos dos textos antigos, principalmente no Novo Testamento, nos quais o Espírito Divino dirige-se à humanidade como um todo, procurando orientá-la moralmente e dizendo-lhe que haverá um tempo em que a luz divina estará presente em todo o planeta, trazendo uma época de prosperidade a todas as gentes.
O estudioso cristão deve estudar as Escrituras, procurando conhecê-la em profundidade, pois ela o ajudará a compreender o sentido da existência do homem e as dificuldades da implantação dos ideais cristãos na face do planeta.

CONTINUA NAS PRÓXIMAS POSTAGENS

Bibliografia
Introdução Bíblica – Norman Geisler e William Nix – Editora
Vida, 1997
Quem é Quem no Antigo Testamento – Joan Comay, Imago
Editora, 1998
site: bvespirita.com

Nenhum comentário: