sexta-feira, 1 de outubro de 2010

MANIFESTAÇÃO FÍSICAS

1. - LUGARES ASSOMBRADOS
Ao tratarem dessa questão em “0 Livro dos Médiuns", procuraram os orientadores espirituais mostrar o caráter natural desses fenômenos. A idéia da comunicação com os espíritos não nasceu com o espiritismo, sempre existiu, desde as épocas mais remotas da vida humana.
A persistência de alguns Espíritos em darem mostras ostensivas de sua presença em certas localidades, constituem a fonte de origem da crença na existência de lugares mal-assombrados.
Os Orientadores Espirituais observaram que apenas entidades menos esclarecidas se apegam a ambientes ou objetos materiais.
Os Espíritos que não se acham apegados à Terra vão para onde se lhes oferece ensejo de trabalhar e praticar o amor.
Mas essa permanência espiritual também pode também ter motivação positiva, quando seu objetivo for a proteção de alguém, ou de uma família, caso em que nunca ocorrem desordens ou fatos desagradáveis.
Em resumo, o contato e o intercâmbio entre os dois planos da vida são constantes e quase sempre não percebidos por nós.
As manifestações ostensivas da Espiritualidade chamam a atenção, pois são inabituais, chegando por vezes aos meios de comunicação que as divulgam, quase sempre com sensacionalismo e sem oferecer explicações.
Na verdade conforme assevera a Doutrina Espírita, são as manifestações inteligentes (subjetivas) aquelas que mais evidenciam a sobrevivência do ser à morte corporal e, além disso, nos instruem sobre como aproveitar de forma melhor nosso tempo de permanecia na Terra.

2. O QUE SÃO LUGARES ASSOMBRADOS?
A produção dos fenômenos de efeitos físicos só é possível se existir no ambiente o elemento energético denominado ectoplasma dos encarnados, que é a base para os fenômenos de manifestações físicas.
Nos lugares “assombrados” existe uma espécie de cortina etéreo-espiritual de fluido ectoplásmico muito densa, e esse fato possibilita aos espíritos sofredores, vingativos, zombeteiros ou traumatizados, do plano espiritual inferior, fazerem ouvir suas vozes e ameaças, seus gritos ou gemidos, causando pavor nos encarnados que acorrerem a esses ambientes.

Esses fluidos ectoplásmicos tem como origem duas fontes:
1) Presença de médium de efeito físico no ambiente;
2) Desencane violento ocorrido no ambiente.
Estes fenômenos assustadores se manifestam de forma ainda mais intensa aos sentidos dos encarnados se houver na região “assombrada” individuo portador de mediunidade de efeitos físicos e ali também ter ocorrido algum desencarne violento.
Temos que ressaltar que não é o ectoplasma puro que é usado diretamente nas manifestações físicas, é necessário combiná-lo com outros fluidos especiais.
Os benfeitores espirituais misturam o ectoplasma, a fluidos espirituais e a fluidos da natureza e fazem a elaboração do ectoplasma que será utilizado nas manifestações físicas.
Na obra “Nos Domínios da Mediunidade” cap. 28 - Efeitos Físicos, encontramos a explicação sobre essa combinação de fluidos.
Muitas vezes pessoas que desconhecem que são médiuns de efeitos físicos e fornecem o ectoplasma para provocar os fenômenos sem o saberem. É comum algumas pessoas irem ao local da ocorrência e esses fenômenos não se repetirem, justamente porque os “curiosos” que foram certificar o caso não possuem essa faculdade mediúnica.

3) PORQUE OS ESPÍRITOS PROCURAM OS LUGARES
IMPREGNADOS DE ECTOPLASMA ?
Muitos Espíritos inferiores buscam estes lugares para absorverem fluidos ectoplasmáticos, querem o tônus vital (fluido vital) e também a possibilidade de densificarem o perispírito, mas esta densidade está longe de torná-los materializados, por isso são chamados de assombração.
Essas assombrações de vozes, gritos, ruídos, gemidos lúgubres ou aparições tenebrosas ocorrem em zonas ermas, lugares isolados, escuros, e preferencialmente à noite, porque o ectoplasma é muito sensível à luz solar, e mesmo à luz branca artificial, embora com o tempo, através de graduações lentas da luz vermelha para a amarela, ele chegue à resistir a ação da própria luz do dia.
É por isso que à noite, esses lugares ectoplasmizados apresentam melhores condições de repercutir para a matéria os movimentos, os brados, os gemidos e demais fenômenos produzidos pelos espíritos sofredores que vagueiam pelo local.
É por isso que à noite, esses lugares ectoplasmizados apresentam melhores condições de repercutir para a matéria os movimentos, os brados, os gemidos e demais fenômenos produzidos pelos espíritos sofredores que vagueiam pelo local.

4) ONDE OCORREM AS MANIFESTAÇÕES FÍSICAS COM MAIS FREQUÊNCIA?
  • LUGARES ERMOS
Nos lugares ermos, onde ocorreram homicídios tenebrosos e tragédias brutais, em que a vida foi cortada de súbito, os “cordões vitais”, que através do duplo-etérico ligavam o perispírito da vítima ao corpo físico, foram rompidos violentamente.
Pelos seus fragmentos, ainda palpitantes, é expelido o tônus vital (fluido vital) das vítimas, ficando impregnado em todo o ambiente, no solo adjacente, assim como também se adere à “seiva” etérica da vegetação ao derredor.
Os espasmos das vítimas, na sua luta para não morrerem, projetam forte saturação no éter circunvizinho, cuja toxidez mórbida só após certo tempo é desintegrada como o tônus-vital, que flui das “pontas” do cordão vital quando este é seccionado, fica bastante impregnado de ectoplasma, isso torna os lugares onde ocorrem crimes e tragédias horripilantes num ambiente bastante ectoplasmizado.
  • NAS CIDADES OS FLUIDOS SE DISSOLVEM RAPIDAMENTE.
À medida que os núcleos civilizados penetram essas zonas assombradas, a presença das criaturas e seus pensamentos renovadores e sadios desempenham uma espécie de função
profilática: Pouco a pouco, vai se dissolvendo a cortina ectoplásmica saturada de paixões ou emoções deprimentes, até que o ambiente espiritual melhore.
Isso explica a razão por que os crimes cometidos no ambiente urbano, na cidade iluminada, não fazem com que o local fique assombrado, justamente devido às centenas ou milhares de criaturas que por ali transitam, as quais, pelos seus pensamentos, dissolvem rapidamente os fluidos tóxicos que foram deflagrados no lugar.
  • CASAS ASSOMBRADAS
Há casos em que o fenômeno se manifesta em determinadas casas ou ambientes, fazendo-se ouvir risos, vozes, gemidos, deslocamentos de objetos, portas ou janelas que se abrem ou fecham, entre outros fenômenos estranhos. Esses casos são os apontados genericamente como “locais assombrados ou casas assombradas”.
Há pessoas que apegam-se aos objetos terrenos, a tesouros que enterraram, aos quais mesmo depois de desencarnados, continuam apegados e ficam vigiando, enfurecendo-se contra os que porventura deles se aproximem.
Essa presença espiritual também decorre de uma ligação das entidades com pessoas residentes naquele lugar, das quais quisessem se vingar por danos sofridos.
  • TRABALHOS MEDIÚNICOS DE EFEITOS FÍSICOS
Os trabalhos mediúnicos de efeitos físicos estão sob o comando de equipes de espíritos que operam no além, muito mais que satisfazerem a curiosidade dos que os organizam, obedecem sempre a um objetivo sensato e a desígnios úteis de esclarecimento moral e espiritual.

5) OS FENÔMENOS DE APARIÇÕES
Os santos, que costumam aparecer aos camponeses ou às crianças (como nos casos de Fátima, Aparecida do Norte ou Lourdes), não passam de espíritos de intensa luminosidade e beleza angélica, confundidos com “Nossa Senhora” ou “Jesus”.
Nesses casos, o ectoplasma dissipado pelas crianças e pelas pessoas humildes, simples e boas, é combinado com fluidos espirituais e fluidos da própria natureza (fluido telúrico e substancioso), que é rudimentar mas sobrecarregado de magnetismo virgem, e que assim se presta magnificamente para emoldurar a projeção de espíritos formosos, dando margem à crença nas aparições de santos e santas, tradicionalmente cultuados pelas Igrejas Tradicionais.
Esses fenômenos de aparições sublimes são ainda mais freqüentes nas proximidades de regatos, de bosques encantadores, nos lugares mais inóspitos, de pouco trânsito humano e de zonas desimpedidas dos maus fluidos, como as grutas ou as pradarias verdejantes.

6) DIFERENÇA ENTRE APARIÇÃO E MATERIALIZAÇÃO
Aparição é o fenômeno pelo qual o Espírito é visto apenas por quem tiver a mediunidade da vidência. No caso da aparição é preciso ser médium para ver o Espírito.
Materialização é o fenômeno pelo qual os Espíritos se corporificam, tornando-se visíveis a quantos estiverem no local das sessões. No caso da materialização não é preciso ser médium para ver o Espírito materializado, todas as pessoas presentes vem o Espírito materializado. Materializado pode o Espírito ser visto, sentido e tocado, podemos, sentir-lhe a temperatura, ouvir-lhe as pulsações e com ele conversar naturalmente.
A materialização é um fenômeno objetivo e a aparição é um fenômeno subjetivo.

Mediunidade sem Preconceito 
Edvaldo Kulcheski

Nenhum comentário: