A troca de idéias entre pessoas é saudável e positiva. Discussões, por sua vez, nunca são boas.
Qual é a diferença?
As discussões são tentativa forçada de mudar o ponto de vista de outra pessoa. Sempre resultam em uma pessoa vencendo e a outra perdendo. A troca de ideias significa o intercâmbio de ideias com o objetivo de encontrar-se a melhor solução para todos os envolvidos.
As discussões sempre causam alguma espécie de prejuízo. Mesmo se você vencer poderá destruir seu relacionamento com a outra pessoa.
A próxima vez em que você se encontrar com alguém com diferentes pontos de vista, siga estas orientações, para resolver o desacordo sem destruir o relacionamento.
1. Aceite os desacordos: se há algum ponto sobre o qual você não pensou, agradeça se ele aparecer. Talvez esse desacordo seja sua oportunidade de ser corrigido antes que você incorra num erro grave.
2. Descarte sua primeira reação para defender-se: essa é nossa primeira inclinação natural. Quando você se puser imediatamente na defesa e começar a justificar-se, dificilmente conseguira mudar sua posição mais tarde. E se privará de beneficiar-se com as idéias da outra pessoa. Fique calmo e cuidado com sua primeira reação.
3. Controle seu temperamento: ficar furioso sempre torna a comunicação mais difícil e não mais fácil.
4. Ouça primeiro: deixe a outra pessoa falar. Não resista, nem se defenda, nem rebata. Isso só aumenta as barreiras à comunicação. Tente construir pontes de compreensão. Não construa barreiras mais altos desentendimentos.
5. Procure áreas de concordância: depois que você tiver ouvido o outro, concentre-se primeiramente nos pontos e áreas com os quais concorda. Isso cria simpatia e piso comum sobre o qual poderão encontrar uma solução que possa ser boa para ambas as partes. E tente ser agradável e flexível, quando possível. Como Thomas Jefferson disse: “Em matéria de princípios, fique firme como uma rocha; em matéria de gostos, nade com a corrente.”
6. Seja honesto: procure as áreas em que possa admitir que errou e diga ao outro. Peça desculpas pelos seus erros. Isso ajudará a desarmá-lo e reduzira sua defesa. E Dara um caminho mais suave para chegar a seu objetivo final, que é o de encontrar uma solução positiva para ambos.
7. Prometa pensar a respeito das idéias do outro e estudá-las cuidadosamente: quando disser ao outro que considerará o ponto de vista dele, faça isso realmente. Ele pode estar correto. Você não deseja ficar naquela situação em que ignora as idéias dele, e mais tarde precisa ouvi-lo dizer:“ eu tentei avisar, mas você não quis me ouvir.”
8. Agradeça-lhe sinceramente o interesse: qualquer um que perder seu tempo em discordar de você está interessado nas mesmas coisas em que você está. Imagine-o como alguém que realmente deseja ajudar e ele se tornará um amigo.
9. Adie a ação: Para dar tempo a vocês de pensarem no problema.
10. Lembre-se: a melhor parte de ser sábio é admitir quando se está errado.
Estratégias para o sucesso
John C.Maxweel
Nenhum comentário:
Postar um comentário