quinta-feira, 2 de setembro de 2010

O DESAPARECIMENTO DO CORPO DE JESUS

Quais a hipóteses apresentadas para explicar o desaparecimento do corpo de Jesus?
R - O desaparecimento do corpo de Jesus é um dos pontos do Evangelho que mais despertam comentários e controvérsias.
Não quanto à veracidade do fato, pois todos os Evangelistas o afirmaram, com base nas narrativas de Maria de Magdala e de outras mulheres que foram ao seu sepulcro no terceiro dia após a crucificação no Gólgota, mas quanto ao que teria na verdade acontecido.

Dentre as hipóteses levantadas para explicar o desaparecimento do corpo, Kardec cita três que ganharam maior repercussão:

1a.) teria ocorrido um fato milagroso. Esta hipótese sustenta a teoria da ressurreição na carne, segundo a qual Jesus teria se erguido do túmulo e ressurgido para a vida no próprio corpo físico;
2a.) seu corpo teria sido objeto de uma subtração clandestina, isto é, alguém o teria levado para outro local;
3a.) Jesus teria vindo à Terra através de um corpo fluídico e não carnal, em estado tangível, ou seja, seria uma espécie de agênere. Segundo essa hipótese, todos os atos de sua vida teriam sido aparentes e seu corpo, após a crucificação, voltado ao estado fluídico, desaparecendo do sepulcro, em consequência.

Qual a posição doutrinária do Espiritismo em relação ao corpo de Jesus durante a vida terrena?
R - O Espiritismo não endossa a teoria segundo a qual Jesus teria vindo à Terra num corpo fluídico. Kardec demonstra que Jesus foi concebido e nasceu como todos os espíritos que reencarnam no Planeta, de acordo com as Leis Naturais. Os atos de sua vida foram típicos dos seres corpóreos. Os fenômenos que produziu e que foram considerados milagrosos podem ser explicados pelas propriedades do perispírito e podem ser produzidos por todos os homens, em graus que variam conforme o nível evolutivo de cada um.

Corpo Carnal e corpo Fluídico
O corpo carnal tem as propriedades inerentes à matéria, que diferem das dos corpos fluídicos.
Ao penetrar no corpo material, um instrumento cortante, como o utilizado no ato da crucificação, divide os tecidos, provocando o aparecimento de sangue.
Atingindo os órgão vitais, sobrevém a morte do corpo.
Nos corpos fluídicos, não existindo essa coesão, um instrumento cortante, ao penetrar-lhe, não ocasiona qualquer lesão. Seria como se penetrasse numa massa de vapor. Por essa razão, os corpos dessa espécie, como os agêneres, não podem morrer.
Por outro lado, o corpo carnal é o veículo que transmite as sensações e as dores físicas ao espírito, que é onde elas vão repercutir. Num corpo sem espírito, absolutamente nula é a sensação, do mesmo modo que, sem um corpo material, o espírito nada sente, visto que as dores resultam da alteração da matéria.

Assim, se Jesus sofreu materialmente, como narra o Evangelho, não há como se duvidar que ele tinha um corpo material de natureza semelhante ao de todos os espíritos que encarnam na Terra.
Admitir-se o contrário, seria admitir que o episódio da crucificação não passou de uma simulação.

Que consequências podem advir da aceitação do fato de Jesus ter tido um corpo fluídico?
R - Seriam graves as consequências de ordem moral. Se, durante toda a sua passagem pela Terra, Jesus houvesse tido um corpo fluídico, ele não teria experimentado a dor, as necessidades do corpo nem o padecimento na cruz.
Todo o seu exemplo de resignação diante da dor e das privações teria sido simulado.
Se tudo nele fosse aparente, sua história não passaria de vão simulacro para fazer a humanidade tomar como realidade um sacrifício ilusório, como ressalta Kardec .
Trata-se, portanto, de uma hipótese injusta para com um espírito da sua elevação, que foi enviado por Deus para nos servir de guia e modelo. "Numa palavra: ele teria abusado da boa-fé dos seus contemporâneos e da posteridade", destaca o Codificador. É uma hipótese que o rebaixa moralmente, em vez de o elevar.
A consequência seria o desmoronamento de todo o seu ensino ou, numa palavra, do próprio Cristianismo, que seria relegado a uma doutrina trazida por um simulador.

Kardec não conclui acerca do que teria ocorrido com o corpo de Jesus, desaparecido do sepulcro. No entanto, considerando as propriedades dos fluidos e a ação dos espíritos sobre eles, que hipótese (s) podemos admitir para explicar o desaparecimento?
R - Seguindo a regra de conduta que adotou de somente incorporar à Doutrina o que fosse fruto do ensinamento universal dos espíritos ou o que fosse comprovado pela ciência, Kardec preferiu não acrescentar às existentes mais uma hipótese que pudesse vir a explicar o desaparecimento do corpo de Jesus. No entanto, como o conhecimento trazido pelo Espiritismo acerca das propriedades dos fluidos, a exemplo de muitos autores, podemos admitir como mais provável a hipótese de que o corpo tenha sido desmaterializado pelo próprio Jesus após o seu sepultamento. Como possuía um conhecimento completo das Leis Naturais, com capacidade plena de manipular a matéria, podendo agregá-la ou desagregá-la apenas se utilizando da força de seu pensamento, Jesus pode ter desmaterializado seu corpo físico, a fim de evitar que o sepulcro viesse a ser transformado num ponto de adoração por seus seguidores, desviando a atenção dos ensinos por ele legados à humanidade.

A Gênese - Allan Kardec
itens 64 a 67) (Estudo 115 de 136
CVDEE

Nenhum comentário: