segunda-feira, 30 de agosto de 2010

INICIAÇÃO MEDIÚNICA

1 - Há cursos sobre mediunidade no Centro Espírita?
Alguns se estruturam para isso, oferecendo aos frequentadores a oportunidade de um aprendizado disciplinado e eficiente. É um serviço a ser instituído em todos os Centros Espíritas, na medida em que seus dirigentes se compenetrem de sua importância.

2 - Qual a vantagem para quem não é médium?
Reitero que todos estamos em permanente contato com o mundo espiritual. O conhecimento dos mecanismos que regem essa ligação é fundamental, em favor de nossa estabilidade. A maior parte dos problemas físicos e psíquicos que nos afligem está diretamente relacionada com a ação de Espíritos perturbados ou perturbadores.

3 - A ajuda que recebemos no Centro Espírita, quando frequentamos as reuniões doutrinárias e recebemos o passe magnético, não é suficiente para neutralizar essa influência?
Se o paciente tem uma ferida, não basta espantar moscas. É preciso curá-la. Os recursos de ajuda espiritual, no Centro Espírita, afastam Espíritos perturbadores, mas eles podem retornar ou virão outros.

4 - É preciso fechar a porta?
Exatamente. Significativa, nesse particular, a advertência de Jesus, quando afirma que um Espírito impuro afastado retornará, trazendo outros, e que o estado de sua vítima ficará pior. Portanto, é preciso que desenvolvamos nossas próprias defesas. Isso implica em mudança de atitude perante a vida, fruto de disciplinas de estudo e aprendizado a respeito do assunto.

5 - Como funcionam e qual a duração desses cursos?
Não há sistemas rígidos. Depende muito das disponibilidades do próprio Centro e do preparo de monitores. Seria razoável um curso de dois anos, envolvendo, no primeiro ano, a abordagem dos temas básicos do Espiritismo; no segundo, o estudo da Mediunidade.

6 - Como fazer se o Centro não mantém cursos de Espiritismo e Mediunidade?
Se a pessoa está se dando bem no Centro, continue a frequentá-lo, mas não deixe de procurar outro onde, paralelamente, possa fazer o aprendizado. Nem sempre os Centros valorizam os cursos, o que é um erro. A melhor maneira de aprender é em ritmo de escolaridade, com monitores, currículo, aulas regulares, compromissos de estudo e frequência.

7 - Há quem reclame que ao iniciar um curso de Espiritismo sentiu que muitos problemas surgiram, particularmente no dia de sua participação? Por que isso acontece?
É natural. São as "moscas" que não querem que o ferimento se feche. São os nossos "amigos" que pretendem impedir que desenvolvamos defesas que neutralizem sua influência. Criam embaraços, procurando nos desestimular.

8 - Nossos mentores espirituais não nos protegem?
Eles não são babás à nossa disposição. Sua função é orientar, geralmente pelos condutos da intuição, mostrando-nos os melhores caminhos. Não podem caminhar por nós, nem nos carregar no colo. É preciso sustentar a assiduidade às reuniões e o interesse pelo aprendizado. Se formos persistentes, os "amigos" acabarão por se afastar, desistindo de nos apoquentar.

Mediunidade - Tudo que você precisa saber
Richard Simonetti

Nenhum comentário: