terça-feira, 17 de agosto de 2010

DEUS E O INFINITO E PROVAS DA EXISTÊNCIA DE DEUS

 I - Deus e o Infinito
a) "Deus e a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas."
b) “Deve-se entender por infinito o que não tem começo nem fim: o desconhecido, tudo o que e desconhecido é infinito."
c) “Poder-se-ia dizer que Deus e o infinito, porém, e uma definição incompleta. Pobreza da linguagem humana, insuficiente para definir que está acima da linguagem dos homens." E tomar atributo de uma coisa pela própria coisa.
E definir uma coisa desconhecida por outra desconhecida. O Universo e uma abstração.

II. Provas da existência de Deus
a) Pode-se encontrar a prova da existência de Deus num axioma que aplicamos as nossas ciências. Não há efeito sem causa. Procuremos a causa de tudo o que não é obra do homem e a nossa razão responderá."
b) "A dedução que se pode tirar do sentimento instintivo, que todos os homens trazem em si, da existência de Deus é a de que Deus existe. E ainda uma consequência do princípio - não há efeito sem causa".
c) "O sentimento íntimo que temos da existência de Deus não é fruto da educação nem resultado de idéias adquiridas. Se assim, fosse, os selvagens não teriam esse sentimento."
d) "Não está nas propriedades da matéria a causa primária da formação das coisas. E sempre indispensável uma causa primária."
e) "A opinião dos que atribuem a formação primária a uma combinação fortuita da matéria ao acaso, é absurda. O homem de bom-senso não pode considerar o acaso um ser inteligente, pois que o acaso é nada."
f) "O que se revela na causa primária, uma inteligência suprema e superior a todas as inteligências, e que pela obra se conhece o autor. A obra é o Universo. Basta procurar o autor. A incredulidade é gerada pelo orgulho. O homem orgulhoso nada admite acima de si."
g) Há inteligência nas manifestações gerais do universo; homem não pode criar o que cria a natureza. Então a causa mater da natureza e uma inteligência superior a humanidade.

Estudo Sintético do Livro dos Espíritos
Parte Primeira, Capitulo I, perguntas 01 a 09.cvdee

Nenhum comentário: