sexta-feira, 2 de julho de 2010

SANTOS E DEMÔNIOS

A palavra demônio vem do grego daimon, que significa espírito, gênio, e não diabo, como se pensa atualmente, Demônio quer dizer, simplesmente, espírito.
Assim, portanto, quando se fala em demônio, precisamos nos lembrar disso: a expressão demônio, na Antiguidade, não representava o que se entende hoje, quando se aplica o termo demônio como se fosse o enviado de Satanás. Não é verdade. Sendo assim, o problema da existência dos Espíritos nos leva à compreensão da existência dos bons e maus Espíritos.
Os Santos
Os santos são, para nós, os Espíritos superiores. Realmente, a canonização pela Igreja corresponde à função espiritual daquele Espírito.
Então, se a Igreja considerou santo o Espírito que realmente não seja, para nós não é santo. Mas, no geral, os santos das atuais Igrejas são Espíritos elevados, que progrediram, na Terra, através de suas atividades, atos bons, que os levaram à canonização.
Visão Espírita
Nós espíritas, não aceitamos os demônios como Satanás, como uma entidade oposta a Deus, como um adversário de Deus, o que é um absurdo. Aceitamos a existência dos demônios maus, ou seja, dos Espíritos maus, que são simplesmente Espíritos ignorantes, atrasados, perversos, que existem aqui mesmo, na Terra, encarnados e desencarnados.


No Limiar do Amanhã
J. Herculano Pires

Nenhum comentário: