segunda-feira, 12 de julho de 2010

OS ESPÍRITO E A VIDA ESPIRITUAL

OS ESPÍRITOS
Os espíritos são seres inteligentes da Criação.
Povoam o universo fora do mundo material.
De um modo geral podemos dividir os espíritos em três categorias: espíritos imperfeitos, espíritos bons e espíritos puros.

Os espíritos imperfeitos são aqueles que se acham no começo de sua evolução espiritual. Os espíritos imperfeitos são inclinados ao mal e vivem mais a vida material do que a espiritual.
Quando os espíritos imperfeitos estão encarnados, podemos reconhecê-los nessas pessoas que não sabem fazer o bem, não procuram melhorar-se, vivem apenas para a satisfação de seus caprichos e não se importam com o sofrimento de seu próximo.

Os espíritos bons são aqueles que já realizaram um pequeno progresso. Os espíritos bons compreendem a vida espiritual, possuem o sentimento da caridade desenvolvido e se esforçam por se aperfeiçoarem cada vez mais.
Quando os espíritos bons estão encarnados, podemos reconhecê-los nessas pessoas bondosas, calmas, pacientes e trabalhadoras. Os espíritos bons praticam o bem e ajudam os outros no que puderem. Os espíritos bons não têm orgulho nem vaidade.

Os espíritos puros são os espíritos livres da ignorância e da imperfeição. Os espíritos puros já alcançaram a perfeição porque atravessaram todas as fases do progresso e conquistaram a felicidade nos mundos divinos.

Deus criou todos os espíritos para serem perfeitos.
Depende da boa vontade de cada um tornar-se perfeito em mais ou menos tempo.
Com o passar dos anos os imperfeitos se tornarão bons e os bons se tornarão puros.
Ninguém está esquecido no reino de Deus.

A VIDA ESPIRITUAL
Nós começaremos a viver a vida espiritual no instante em que a morte nos libertar do corpo material.
Um mundo novo cheio de encantos e de sensações deliciosas se apresentará aos nossos olhos espirituais.
Encontraremos os nossos entes queridos, o nosso anjo da guarda, os nossos amigos e com eles manteremos agradáveis palestras. Faremos perguntas, ansiosos por conhecer nossa nova pátria.
Relembraremos nossas existências passadas. Recordaremos satisfeitos os trabalhos e os sofrimentos que passamos na Terra e compreenderemos que nos serviram de lições proveitosas.
Auxiliados por nosso anjo da guarda, traçaremos um novo plano de trabalho e iniciaremos um nova luta para a conquista de um grau mais elevado.
Os espíritos se transportam no espaço com a rapidez do relâmpago.
A matéria não é obstáculo para os espíritos; atravessam-na como a luz atravessa um vidro.
No mundo espiritual os espíritos se agrupam por simpatia e por semelhança de idéias; constituem assim grandes famílias espirituais cujos membros trabalham para a realização de um ideal comum.
Entre os espíritos adiantados não existe a inveja, não existe o ódio e nenhum quer ser mais do que o outro.
A superioridade moral é que estabelece o grau de poder de um espírito; os espíritos inferiores obedecem aos superiores de um modo irresistível.
O espaço infinito constitui o seu mundo e livre e feliz o espírito o percorre em todas as direções. Visita os mundos e contempla a maravilhosa criação de Deus.
Mas a sua permanência no espaço não é longa. Depois de ter descansado e fortificado seu ânimo, encarna-se em mundos mais adiantados onde novas lutas e novos progressos o aguardam.
E assim, de encarnação em encarnação, de mundo em mundo nós caminhamos para Deus.
Chega, porém, um dia em que não precisaremos mais encarnar; é quando formos perfeitos; receberemos o grau de emissários diretos da vontade divina e cooperaremos com o Senhor na manutenção de suas leis harmoniosas.
Tal é o glorioso destino que nos aguarda e para o qual fomos criados. O caminho é longo, mas apoiados na humildade e na caridade, nós o trilharemos facilmente.

52 Lições de Catecismo Espírita
Eliseu Rigonatti

Nenhum comentário: