terça-feira, 22 de junho de 2010

Grupo de Estudos

A IMORTALIDADE
Deus, nosso Pai e Criador do universo, é um espírito eterno. Eterno quer dizer que não teve princípio e não terá fim. Sendo Deus eterno, Ele só criou coisas eternas; portanto, o universo é eterno como Deus.
As coisas, os seres e os mundos se transformam continuamente; nada se perde no universo. A matéria se condensa sob a influência de determinadas leis físicas e forma os mundos e as coisas materiais.
Quando as leis físicas deixam de atuar, os mundos e as coisas materiais se dissolvem e a matéria que os compunha volta ao reservatório universal.
O mesmo sucede com o nosso corpo. Sendo nosso corpo formado de matéria sofre também a ação das leis físicas que regem a matéria. Pela morte nós restituiremos ao reservatório universal a matéria que forma o nosso corpo.
Somente as coisas espirituais não estão sujeitas às leis físicas; por isso o que é espiritual não pode sofrer as transformações provocadas pela morte. Tudo o que é espiritual é imortal.
Nós somos formados de dois corpos distintos: o corpo material e o corpo espiritual. O corpo espiritual se chama perispírito.
Pelo corpo material nós participamos da natureza material ou física; pelo corpo espiritual nós participamos da natureza espiritual ou divina.
O corpo material é uma vestimenta de que se serve o espírito para que possa habitar durante um certo tempo na Terra.
O corpo espiritual reveste o espírito e, à medida que o espírito progride, mais puro se torna o seu corpo espiritual. O nosso espírito é imortal porque é formado da essência espiritual.
Nós somos espíritos imortais. A morte destruirá o nosso corpo físico, mas nada poderá fazer contra o nosso espírito.
Presentemente estamos na Terra concorrendo com o nosso pequenino esforço na grande obra de Deus. Depois passaremos para o mundo espiritual onde continuaremos nossa vida imortal

A REENCARNAÇÃO
A finalidade de nossa existência é conseguirmos a perfeição.
Um espírito para ser perfeito precisa possuir todas as virtudes e saber aplicá-las; precisa também conhecer todas as ciências e todas as artes utilizá-las para o bem.
Uma única encarnação não é suficiente para que alcancemos a sabedoria e a pureza dos espíritos superiores.
Deus nos concede permissão para reencarnarmos muitas vezes até que tenhamos atingido o grau de espíritos puros. Em cada encarnação nós aprendemos um pouquinho mais e ao mesmo tempo corrigimos os erros de nossas encarnações anteriores. Reencarnar-se significa nascer de novo.
Quando nascemos nosso corpo espiritual se une a um corpo material.
Todos nós já nascemos muitas vezes e muitas outras vezes nasceremos até que consigamos ser perfeitos.
As nossas encarnações não se passam todas na Terra. A Terra é uma das pequeninas escolas do reino de Deus. Quando tivermos aprendido tudo o que aqui se ensina, encarnaremos em mundos mais adiantados.
Durante o tempo em que estamos reencarnados, nós nos esquecemos de nossas vidas passadas; quando morrermos, isto é, desencarnarmos, nós nos lembraremos de todas elas.
A lembrança do passado atrapalharia a nossa vida de hoje; por isso Deus, em sua infinita misericórdia, nos faz esquecer temporariamente o que fomos antigamente.
No momento de reencarnar deixamos de viver no mundo espiritual e começamos a viver no mundo material em que estamos. Para que possamos aprender tudo, em cada encarnação vivemos de um modo diferente. Em uma encarnação seremos pobres; em outra, ricos; em algumas seremos professores, pedreiros, mecânicos, costureiras, etc.
É pelas muitas encarnações que nós nos instruímos, moralizamos e procuramos novos meios de progresso.
Deus aproveita as reencarnações para exercer sua justiça.
Todos os que se entregam aos vícios e praticam o mal terão reencarnações de sofrimentos. As vidas dolorosas são o resultado do mal feito em existências passadas.
Todos os que praticam o bem terão reencarnações felizes.

OS DIVERSOS MUNDOS
À noite, quando olhamos para o céu, nós vemos milhões de estrelas. Cada uma dessas estrelas é um mundo. Algumas são maiores do que a Terra; outras são menores.
Esses mundos semeados pelo espaço sem fim constituem as diferentes moradas que nós habitaremos à medida que formos progredindo. Nossas encarnações não se dão sempre no mesmo mundo; quando tivermos atingido a perfeição que um mundo comporta passaremos para um outro mais adiantado e assim por diante.
O universo é uma grandiosa escola onde estudamos a maravilhosa obra de Deus. Cada mundo é uma classe que nos faz conhecer um aspecto da criação infinita e prepara-nos para a classe seguinte.
De um modo geral, podemos dividir os mundos em cinco classes, de acordo com o grau de adiantamento de seus habitantes:
1a classe: Mundos primitivos.
2a classe: Mundos de expiação e provas.
3a classe: Mundos de regeneração.
4a classe: Mundos felizes.
5a classe: Mundos divinos.

MUNDOS PRIMITIVOS
Os mundos primitivos são as primeiras moradas do espírito.
Por enquanto não sabemos como é que Deus forma os espíritos; sabemos que todos somos criados simples e ignorantes; temos apenas a vida. É preciso que pelo nosso esforço, trabalho e boa vontade desenvolvamos nossa inteligência e nossos sentimentos. Somos colocados nos mundos primitivos onde começamos a receber as primeiras lições.
Deus quer que nossa perfeição seja o resultado de nossos próprios esforços. Ele nos dá todos os meios necessários para conseguirmos a pureza espiritual mas deixa a nosso cargo progredir mais ou menos rapidamente. Deixa-nos assim o mérito de cada um de nós ser o próprio autor de seu destino.
A vida nos mundos primitivos é muito grosseira e quase que puramente animal.
Logo que adquirimos um pouco de inteligência e de sentimentos, passamos a encarnar nos mundos de expiação e provas.

OS MUNDOS DE PROVAS E DE EXPIAÇÕES
Quando os espíritos deixam os mundos primitivos já possuem inteligência e sentimentos; passam a viver nos mundos de provas e de expiações.
Nesses mundos os espíritos executam diversos trabalhos para aprenderem a utilizar sua inteligência e ao mesmo tempo começam sua purificação.
Os espíritos que não usam de sua inteligência para o bem erram e são obrigados a corrigir seus erros. Os espíritos que precisam corrigir seus erros ou faltas estão em expiação.
Os espíritos que desempenham sua tarefa estão em provas. Deus com isto quer ver se já sabem praticar a lei da caridade.
Por enquanto a Terra é um mundo de provas e de expiações: pertence à segunda classe. É por isso que aqui vemos tanta miséria e tanta dor.
Colocados em um meio rude como o nosso, aprenderemos a dominar nossas paixões, a desenvolver nossos sentimentos de fraternidade e amor, a ser justos, mansos e misericordiosos. Precisamos ter muita força de vontade para que não falhemos em nossas provas. Cada vez que falhamos retardamos nosso progresso e prolongamos nossa permanência nos mundos de sofrimentos.
O hábito de manter pensamentos puros e elevados, evitar os vícios e a perversidade; cultivar o estudo e o trabalho honesto; fazer o bem com prazer e alegria; viver com simplicidade a amar os pobres e os humildes; tudo isso fará com que saiamos vencedores das provas a que estamos sujeitos.
A calma, a resignação, a paciência, a coragem e a confiança na bondade de Deus nos ajudarão a sofrer, quase que sem senti-las, as expiações que merecemos.

OS MUNDOS DE REGENERAÇÃO, OS FELIZES E OS DIVINOS
Logo que os espíritos venceram todas as provas e expiaram todos os seus erros e já sabem usar de sua inteligência para o bem, conquistam o direito de se encarnarem nos mundos de regeneração.
Nos mundos de regeneração o bem predomina.Os espíritos que se encarnam nos mundos de regeneração conhecem as leis de Deus e se esforçam por praticá-las.
O amor une os habitantes dos mundos de regeneração e todos trabalham alegremente para corrigirem as últimas imperfeições de seu caráter.
Quando os espíritos cumpriram todos os seus deveres nos mundos de regeneração, podem ir viver nos mundos felizes. Nos mundos felizes a existência é toda espiritual.
Os habitantes dos mundos felizes não precisam mais de passar por provas e se entregam ao estudo e ao trabalho para alcançarem o grau de espíritos puros. Rodeados dos seus entes queridos, não sofrem a dor que sofremos nos mundos inferiores. A confiança no futuro brilhante que os aguarda é apara eles fonte de alegrias desconhecidas na Terra. Dos mundos felizes os espíritos passam para os mundos divinos.
Nos mundos divinos os espíritos alcançam a felicidade eterna diante de Deus.
Os habitantes dos mundos divinos já conseguiram a pureza absoluta e por isso vêem Deus e o compreendem. Jesus, por exemplo, é um habitante de um mundo divino.
Em todos os mundos, dos primitivos aos divinos, a forma de seus habitantes é sempre a humana. Entretanto, à medida que se vão depurando, mais belos têm os corpos. Nos mundos primitivos o corpo é grosseiro. Nos mundos superiores os corpos são radiosos de beleza e saúde.
Na Terra teremos corpos mais belos e mais saudáveis quando soubermos viver uma vida pura, honesta e simples. Depende unicamente de nós conseguir os meios de habitar os mundos superiores. O caminho que a eles conduz está aberto para todos.
A humildade e a caridade são as virtudes que nos levarão a eles.

52 Lições de Catecismo Espírita Eliseu Rigonatti

Nenhum comentário: