terça-feira, 4 de maio de 2010

Faça a Diferença

Certo dia, em solo americano, um homem negro sentiu-se inconformado com a segregação racial, por isso levantou sua voz: "Eu ainda tenho um sonho. É um sonho profundamente enraizado no sonho americano. Um sonho de ver um dia os meus quatro filhos vivendo numa nação, onde eles não serão julgados pela cor da sua pele, mas pela essência do seu caráter". Com sua voz firme, a coragem em seu ideal e a certeza do seu sonho, Martin Luther King fez o que muitos queriam, mas não o fizeram. Viveu e morreu para que os negros tivessem os mesmos direitos dos brancos: freqüentar as mesmas escolas, entrar nos mesmos ônibus e o direito de votar.
Luther King morreu por seu ideal, porém, alcançou seu objetivo, foi um vencedor.

Certo dia, Gandhi incentivou os indianos a não praticarem violência contra os agressores ingleses. A Inglaterra parasitava a Índia roubando-lhe os bens e a dignidade do povo, obrigando-a a comprar produtos que eram seus por direito. Cansado de ver seu país espoliado por uma nação estrangeira, iniciou uma resistência pacífica, orientando o povo a não praticar violência física ou verbal. Gandhi viveu para libertar a Índia e conseguiu.
Aos 78 anos foi morto por um fanático muçulmano, mas contagiou a Índia e mudou a forma de pensar das pessoas quanto à maneira de protestar.

A história da Humanidade está repleta de exemplos de quem viveu e morreu por seus ideais. Exemplos de dignidade e coragem, que fizeram com que jamais recuassem em sua trajetória para alcançarem suas metas.
Sócrates foi obrigado a beber veneno por falar da liberdade e da vida eterna. João Huss foi levado a fogueira pela igreja por contrariar alguns dos seus princípios. Giordano Bruno também foi queimado em Roma. Paulo de Tarso foi decapitado. Pedro crucificado em Roma. Tiradentes enforcado em Minas. E tantos outros que deram a vida por um ideal. Há ainda aqueles que foram desprezados, perseguidos, extraditados, e nem assim suas vozes calaram.
Esses são alguns exemplos que talvez não tenhamos nós condições de seguir. Seus gestos são heróicos, seus ideais representaram a voz de uma nação ou de um mundo inteiro. Diante deles, nos sentimos pequeninos em virtudes e fé.
E por que iniciar este capítulo por estes exemplos?
Posso responder que se não há exemplos, se nos faltam metas, também nos faltarão vontade em caminhar para alcançar valores que não conhecemos. Da maldade estamos rodeados, da avareza e egoísmo já sabemos muito, e da preguiça e desânimo nem precisamos ir tão longe para conhecê-los. Portanto, estes expoentes das virtudes se fazem presente no mundo por bondade do Criador, a fim de que iluminem as estradas por onde passaremos depois.
O que recebemos do Criador?
Muitas pessoas acreditam que o dom que alguns possuem foram doados por Deus. Crêem que o Criador tenha presenteado a uns com a inteligência, outros com a arte, com a caridade ou com outra virtude qualquer. No entanto, não existem privilégios e o Pai Celestial não poderia beneficiar a uns em detrimento de outros. Isso seria injustiça.
Assim, todas as qualidades que trazemos conosco são conquistas anteriormente adquiridas. Dessa forma, concluímos que o Criador nos dotou de duas coisas: a vida e a liberdade. Um dia Ele nos criou e, desde então, somos livres para escolher os próprios caminhos.
Por isso, estou convencido de que Deus nunca diz: "Obedeça. Conforme-se. Faça como os seus antepassados". Penso que o Pai nos estimula sempre a crescer, a ousar, até mesmo com o risco de errarmos e assim aprendermos com os erros. Ele não nos trata como crianças, evitando nossos erros dizendo: "Estarei tomando conta de ti para que não faças nada de errado". É por isso que a ousadia faz parte de nossa essência, de nossa alma.
Tenho certeza de que, se pudéssemos ouvir a voz do Criador, talvez Ele estaria a dizer: "Vai adiante, para o desconhecido, onde nunca estivestes antes. Faça a tua parte, esforça-te e busca o teu próprio caminho. Saiba, no entanto, que no êxito ou nas quedas, Eu estarei sempre ao teu lado.
Jamiro dos Santos Filho - Araguari-SP

Nenhum comentário: