segunda-feira, 24 de maio de 2010

Amar ao Próximo como a Si mesmo

Jesus quando veio a Terra, sintetizou os dez mandamentos recebidos por Moisés. Em apenas duas expressões.

“Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”.

Já se passaram mais de dois mil anos, e percebemos que esses ensinamentos se encontram ainda longe do coração dos homens. O que fazer, para que amar o próximo seja uma realidade? Qual parte não foi entendida?
Então vamos analisar com mais atenção o que os espíritos nos trouxeram a respeito, sobre amar nosso próximo.
Elaborei o estudo da noite dentro das próprias palavras deste ensinamento, para entendermos melhor: AMAR, PRÓXIMO E SI MESMO.

AMAR
Amar é o ato de sentir amor. Mas então o que é o amor?
O amor é essência divina, colocado no espírito no momento da sua criação. É a centelha divina que se desenvolve a medida que evoluímos. Embora o amor que conhecemos, esteja misturado ao egoísmo, a posse, ao ciúme, mesmo assim é muito bom amarmos. É ele que nos liga as afeições sinceras e duradouras, e que nos ajuda nesta difícil existência terrena.
A vivência do amor pacifica as criaturas, nada mais prazeroso do que passar algumas horas junto com pessoas a quem amamos. Proporcionar alegria a alguém querido nos causa grande satisfação.

As formas de amar
Cada um desenvolve e demonstra afeto conforme seu entendimento e possibilidades.
O cientista que dedica a vida buscando descobrir a cura de doenças evidencia amor pela humanidade.
O professor dedicado ao ensino demonstra preocupação na formação intelectual das crianças.
Os pais que demonstram carinho, mas que no momento certo corrige os desvios de conduta.
Então, devemos entender que o amor não se resume somente afagos. E que muitas vezes exige sacrifício, pois contraria os impulsos do nosso coração de querer concordar e agradar as pessoas. Que o amar, deve ser mesclado de afeto, racionalidade e discernimento.

PRÓXIMO
Quem é o nosso próximo?
A família, os amigos, os conhecidos, e todos aqueles que convivemos, na escola, no trabalho, no grupo espírita, enfim todos aqueles que temos contato ou que esteja perto de nós em qualquer momento e lugar. É com eles que devemos exercitar o amor. Mas para praticar a lei do amor universal, devemos nos esforçar em amar todos os nossos irmãos indistintamente, e não apenas aquele que temos simpatia.
Nos mundos superiores o amor é recíproco, é ele que dirige e harmoniza os espíritos adiantados que lá habitam. Nós estamos em progresso para isso, esse é o objetivo.
Todos querem um mundo melhor, mais pacifico, mas devemos ter mente que, somente pelo cumprimento da lei do amor, isso poderá acontecer. Não tem outro caminho.

Deveres com o nosso próximo.
Jesus também resumiu isso para nós. “Fazer aos outros, o que gostaríamos que nos fizesse”.

Não:
Julgar – quem nunca errou? Quem daqui nunca precisou da compreensão ou do perdão pelos erros cometidos contra alguém?

Preconceito- para Jesus o próximo era todos os que o procuravam, fosse quem fosse, não eram repelidos. A mulher adultera, o criminoso, a prostituta, todos eram socorridos por ele, que jamais temeu em prejudicar sua reputação.

Indiferença – não podemos ser indiferentes a dor do nosso irmão, só quem passou pelos caminhos da dor, sabe o quanto é difícil, não é porque somos espíritas, e que temos entendimento que ninguém é inocente e cada um colhe aquilo que plantou que devemos ficar indiferente a dor do irmão ao nosso lado.
Se assim fizermos estaremos sendo egoístas e faltando com a caridade, faremos igual a Pilatos, que por ato de simbolismo lavou suas mãos demonstrando que não se importava com que iria acontecer com Jesus, mesmo sabendo que ele era inocente, não o defendeu.

Ter indulgência - Clemência, tolerância, perdão dos erros dos outros, principalmente com os criminosos.

Criminosos:
Devemos ser caridosos insistentemente, e deixarmos a justiça a critério de Deus. Que devemos ver os criminosos como uma alma transviada e revoltada, que foi criada como a nossa para se aperfeiçoar, e para as quais haverá perdão e misericórdia se mostrarem arrependidos. Quase sempre, eles não conhecem a Jesus como nós conhecemos, então para eles será pedido menos do que para nós.
Amemo-nos como filhos do mesmo pai, não desprezemos ninguém. Deus permite que os grandes criminosos estejam entre nós, para nos servir de ensinamento, mas brevemente, quando os homens forem levados a pratica das verdadeiras leis de Deus, esses ensinamentos não mais serão necessários, e todos os espíritos impuros serão disperso pelos mundos inferiores. O que podemos fazer por eles, é orarmos, para que o arrependimento possa tocá-los.

COMO A SI MESMO
Amar a si mesmo é aceitar nossas limitações e também reconhecer nossos talentos, não de uma forma egoísta ou orgulhosa, mas de uma forma realista. É valorizar, é amar cada parte de nós mesmos, seja no físico, no emocional e no espiritual.
Somos dignos de amor, e Deus nos ama como somos, porque Ele sabe que estamos aprendendo, e que um dia seremos perfeitos.
Só que dá mesma forma que Ele nos aceita e nos ama, devemos aceitar uns aos outros, e nos amarmos, afinal todos temos a essência de Deus. Devemos aprender a amar nossos semelhantes com as suas imperfeições, suas fraquezas, com seus dons e virtudes.
Assim como queremos ser aceitos e bem tratados, assim devemos pensar se estamos fazendo isso também, não apenas exigindo aquilo que nós mesmos não damos.
Como o critério que Jesus nos deixou, é amar ao próximo como a si mesmo, com certeza não desejamos nosso próprio mal, então de certo que devemos querer ao nosso próximo somente coisas boas, pois é o que desejamos a nós mesmos.

Conclusão
A Terra se modificará, se nós esforçarmos com mais afinco as lições deixadas por Jesus, tentemos nos elevar mais alto, sem olharmos os limites da matéria, as imperfeições físicas, as diferenças materiais, e sociais.
Amar no sentido profundo é ser leal, consciente, fazer o bem sempre, é entender, é aliviar as dores do nosso próximo, como pudermos, com palavras de esperança, incentivo, consolo, e com atos de caridade e pensamentos bons.
Todas as lições recebidas e assimiladas resultarão na mudança universal.

Um dia, e este dia esperamos que esteja o mais perto possível, todos se unirão pela lei do amor, destruindo todas as injustiças, todas as causas de desentendimentos entre os povos.
É o grande pensamento de renovação, que o espiritismo nos traz.
E esse é o grande milagre do século do futuro a união dos seres baseados no amor incondicional.

Palestra baseada no Evangelho Segundo Espiritismo - cap.XI

Nenhum comentário: