domingo, 14 de março de 2010

ESPIRITISMO

De que trata o Espiritismo?

O Espiritismo responde às questões fundamentais de nossa vida, como estas: Quem é você? Antes de nascer, o que você era? Depois da morte, o que você será? Por que você está neste mundo? Por que umas pessoas sofrem mais do que outras? Por que alguns nascem ricos e outros pobres? Por que alguns cegos, aleijados, débeis mentais, etc., enquanto outros nascem inteligentes e saudáveis? Por que Deus permitiria tamanha desigualdade entre seus filhos? Por que há tanta desgraça no mundo e a tristeza supera a alegria? De três pessoas que viajam num veículo, por exemplo, após pavoroso desastre, uma perde a vida, outra fica gravemente ferida e a terceira escapa sem ferimentso. Por que sortes tão diferentes? Onde está nisso a Justiça de Deus? Por que uns, que são maus, sofrem menos que outros, que são bons?

Perguntas como estas a Doutrina Espírita responde, porque tais são as perguntas que todos fazemos para nós mesmos, ao contemplarmos tanta desigualdade e tantos destinos diferentes na vida atribulada de nosso planeta.

Princípios Fundamentais

Os ensinamentos dos Espíritos superiores fundamentam-se em:

· A EXISTÊNCIA DE DEUS: Inteligência Suprema, causa primeira de todas as coisas.

· A IMORTALIDADE DA ALMA: Somos em essência Espíritos, seres inteligentes da Criação. O espírito é o princípio inteligente do Universo.

· A REENCARNAÇÃO: Criado simples e ignorante, o Espírito decide e cria seu próprio destino usando o livre-arbítrio. Seu progresso é consequência das experiências adquiridas em diversas existências, evoluindo constantemente, tanto em inteligência como em moralidade.

· A PLURALIDADE DE MUNDOS HABITADOS: Os diferentes orbes do Univeso constituem as diversas moradas dos Espíritos.

· A COMUNICABILIDADE DOS ESPÍRITOS: Os Espíritos são os seres humanos desencarnados. Através dos médiuns podem comunicar-se com o mundo material.

· A MORAL ESPÍRITA: Baseada no Evangelho de Jesus, é a máxima moral para a vida

A Codificação Espírita

O desenvolvimento da Codificação Espírita, basicamente, teve início na residência da família Baudin, no ano de 1855. Na casa havia duas jovens que eram médiuns. Tratava-se de Julie e Caroline Baudin, de 14 e 16 anos respectivamente.

Todo o trabalho da nova revelação era revisado várias vezes, para evitar erros ou interpretações duvidosas. As questões mais graves, relativas à Doutrina, eram revisadas com o auxílio de até dez médiuns.

Das perguntas elaboradas aos Espíritos nasceu O Livro dos Espíritos, publicado em 18 de abril de 1857.

Allan Kardec, na etapa de sua vida espírita, dedicou-se intensivamente ao trabalho da expansão e divulgação da Boa Nova. Viajou 693 léguas, visitou 20 cidades e assistiu a mais de 50 reuniões doutrinárias de Espiritismo, na sua viagem pelo interior da França no ano de 1862.

Fundou a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, que se destinaria a estudar, divulgar e explicar a nova doutrina.

Em 1º de janeiro de 1858, o Codificador abraçou uma nova atividade. Inaugura a Revista Espírita, de publicação mensal, cujo objetivo era informar aos adeptos do Espiritismo sobre seu crescimento e debater questões vinculadas às práticas doutrinárias; assim teve início a imprensa espírita

As 5 obras básicas :

  • O livro dos Espíritos (1857)
  • Livro dos Médiun (1861)
  • Evangelho Segundo Espiritismo (1864)
  • Céu e Inferno (1865)
  • A Gênese (1868)
O que é o Espiritismo
O Livro dos Espíritos.
Doutrina Espírita para Principiantes

Nenhum comentário: