quarta-feira, 31 de março de 2010

5ª aula- G.E.Estudos e Trabalhos Mediúnicos

Os Centros de Força e a Glândula Pineal


O que são os centros força

O perispírito está intimamente regido por vários centros de força que trabalham vibrando uns em sintonia com os outros, sob o poder diretor da mente. A mente é que determina o funcionamento mais ou menos equilibrado destes centros de força e são eles que dão condições para que o perispírito desempenhe as suas várias funções. É através dos centros de força que são levadas as sensações do corpo físico para o Espírito, pois são eles que captam as energias e as influências exteriores.
Os centros de força são também denominados de discos energéticos e centros vitais, mas são vulgarmente conhecidos pelo nome de chacras, por causa das filosofias orientais.
A localização corresponde aos plexos no corpo físico.

Plexos= são feixes nervosos do corpo físico onde há maior concentração de nervos.

Chacra

É palavra sânscrita que significa “roda”, pois eles têm forma circular com mais ou menos 5 cm de diâmetro, possuem vários raios de ação que giram, incessantemente, com a passagem da energia, lembrando um ventilador em movimento.
São eles que distribuem, controlam e dosam as energias que o nosso corpo físico necessita, como também regulam e sustentam os sentimentos, as emoções, e alimentam as células do pensamento.

Como funciona

O Fluido Cósmico Universal ao ser absorvido é metabolizado pelo centro coronário, em fluido espiritual - uma energia vitalizadora - imprescindível para a dinâmica do nosso corpo físico, sentimentos, emoções e pensamentos.
Após a metabolização, essa energia circula pelos outros centros de força e é canalizada através da rede nervosa para todo o organismo com maior ou menor intensidade de acordo com o estado emocional da criatura, porque eles estão subordinados a impulsos da mente, irradiando-se, posteriormente, em seu derredor, formando a nossa aura.

Aura

É uma espécie de espelho fluídico capaz de refletir o que se passa no campo psíquico. Ela reflete o nosso estado de Espírito.

Desequilíbrio dos chacras

Hábitos, conduta e ações nocivas, todos os atos contrários às Leis Divinas, tornam os chacras desequilibrados e comprometem o funcionamento harmonioso do conjunto.
Exemplo:
maledicência, calúnia => desequilibra o centro de força laríngeo;
sentimentos inferiores (inveja, ciúme, egoísmo, vaidade, mágoa) => desequilibram o centro de força cardíaco;
sexo sem amor, sem respeito ou sem responsabilidade => desequilibra o centro de força genésico.

Equilíbrio dos chacras

Quanto mais equilibrados e harmônicos entre si, mais saúde física e psíquica para a criatura e maior carga de energias ou forças vitalizadoras teremos para doar no processo de irradiação.
O equilíbrio para os nossos chacras conseguiremos através da reforma íntima, pela reforma moral, através do burilamento das nossas facetas negativas, procurando desfazer-nos das imperfeições que ainda trazemos dentro de nós.

Os chacras
São sete os principais centros de força:
a) Centro Coronário
b) Frontal ou Cerebral
c) Laríngeo
d) Cardíaco    
e) Esplênico
f) Gástrico ou Umbilical                                              
g) Genésico ou  Básico
obs: para maiores informações sobre o chacras clik no link: chacras

A Glândula Pineal

Na época em que Kardec codificou o Espiritismo pouco se conhecia da anatomia e estrutura microscópica da pineal e muito menos ainda de suas funções. Com o avanço da Ciência, porém, houve condições de recebermos informações mais amplas dos Espíritos
Através das obras complementares da codificação. André Luiz é, sem dúvida alguma, o autor espiritual que mais amplas elucidações nos faz sobre o assunto.
André Luiz estudando um médium psicógrafo com o instrutor Alexandre, observa a epífise - ou pineal - do médium que está a emitir intensa luminosidade azulada, e o instrutor Alexandre esclarece:
"No exercício mediúnico de qualquer modalidade, a pineal desempenha o papel mais importante.(Missionários da Luz. Cap. I e II)

Mais sobre: Glândulas Pineal e Epífise

Bibliografia
1) Livro dos Médiuns - Allan Kardec
2) Missionários da Luz - André Luiz / Chico Xavier
3) Evolução em Dois Mundos - André Luiz / Chico Xavier
4) Grilhões Partidos - Manoel Philomeno de Miranda / Divaldo Franco
5) Entre a Terra e o Céu - André Luiz / Chico Xavier
6) Forças Sexuais da Alma - Jorge Andréa
7) Nos Alicerces do Inconsciente - Jorge Andréa

Nenhum comentário: