quinta-feira, 18 de março de 2010

3ª aula - G.E.ESTUDOS E TRAB.MEDIÚNICOS


Os Fluidos Espirituais

O estudo dos fenômenos espíritas fez-nos conhecer os estados de matéria e condições de vida que a Ciência havia longo tempo ignorado. Ficamos sabendo que, além do estado radiante, a matéria, tornada invisível e imponderável, se encontra sob formas cada vez mais sutis que se denominam fluidos. À medida que se rarefaz, adquire novas propriedades e uma capacidade de irradiação sempre crescente; tornasse uma das formas da energia.
Esta força, gerada pelo próprio Espírito encarnado ou desencarnado, tem sido designada sob os nomes de força ódica, fluído magnético, força elétrica, força psíquica e, mais recentemente, de Bioenergia. É através dessa energia específica que os Espíritos interagem uns com os outros e exercem a sua influência no mundo corpóreo.

Trindade universal

Existem no universo três elementos fundamentais:

Deus – Espírito – Matéria

• Deus: a causa primária, a inteligência suprema, cuja natureza não nos é dada conhecer, agora;
• Espírito: o princípio inteligente, uma "energia pensante", com inteligência e moralidade próprias;
• Matéria: que na definição espírita é "tudo sobre o qual o Espírito exerce a sua ação."

Reconhecem-se três tipos de matéria:

• Matéria Ponderável: é a matéria do mundo físico, que preenche o mundo dos encarnados e dá origem aos corpos físicos;
• Matéria Imponderável: é a matéria do mundo espiritual, num tônus vibratório mais elevado que não nos é dado perceber. Forma o perispírito, as construções do mundo espiritual e os fluidos espirituais.
• Fluido Cósmico Universal (FCU): é a matéria elementar primitiva, dispersa por todo o Universo.

Fluído Cósmico Universal

Uma matéria extremamente sutil, cujas modificações e transformações vão constituir a inumerável variedade dos corpos da natureza. É nesse elemento primordial para a vida, que vibram e vivem todos os seres e todas as coisas: constelações e sóis, mundos e almas, como peixes no oceano. A manipulação desse fluido pelos Espíritos através de seus pensamentos e sentimentos vai dar origem aos fluidos espirituais.”

Fluidos espirituais

É importante ressaltar que rigorosamente não há fluidos espirituais, pois que espiritual, somente o Espírito, a alma.Quando se diz fluido espiritual, quer dizer-se o fluido mais sutil pois que guardam mais afinidade com os Espíritos. Dessa forma, é que se devem entender os fluidos espirituais.

Mecanismo de formação

Ao ser absorvido pelo corpo espiritual, o Fluido Universal será manipulado na mente. A mente humana, sediada no Centro Coronário é um brilhante laboratório de forças sutis, onde o pensamento e a vontade está aglutinando as partículas do Fluido Cósmico Universal e dando a elas as suas próprias características. O Fluido Espiritual específico da individualidade, será distribuído por todos os centros de força, ocupará as regiões mais íntimas do perispírito e ao se exteriorizar para fora da organização espiritual irá constituir a aura, distribuindo-se, logo após, pelo ambiente, formando a atmosfera espiritual do local.

Aura

A aura é o resultado da difusão dos fluidos espirituais para além da organização perispiritual.
Forma em torno do Espírito um envoltório fluídico, de cerca de 20 a 25 cm a partir da superfície do corpo, segundo Hernani Guimarães de Andrade, e vai se constituir no retrato de nosso mundo íntimo. O que somos, o que pensamos e o que sentimos será fielmente retratado em nosso campo áurico.
Todos os elementos da natureza possuem a sua aura típica, mas será no homem, devido aos seus diversos estados de sensibilidade e afetividade, que as irradiações áuricas irão sofrer as mais profundas modificações.

Características dos Fluidos

Em decorrência então da evolução espiritual e das peculiaridades particulares de cada pessoa, os fluidos irão assumir características diversas:

a) Pureza: varia ao infinito e depende do grau de evolução moral que a criatura já alcançou.
Os fluidos menos puros, densos, grosseiros.
b) Propriedades Físicas: os fluidos espirituais apresentam características físicas como: odor, coloração, temperatura, etc.
c) Qualidade dos Fluidos: Sendo esses fluidos formados a partir do pensamento e, podendo este modificar-lhes as propriedades, é evidente que eles devem achar-se impregnados das qualidades boas ou más dos pensamentos que os fazem vibrar.

Bibliografia
1) A Gênese - Allan Kardec
2) No Invisível - Léon Denis
3) Evolução em Dois Mundos - André Luiz / Chico Xavier

Nenhum comentário: